Rack de Pallets

SAIBA COMO MONTAR O SEU PRÓPRIO RACK DE PALLET

Os palletes consistem em estrados compostos por sistemas de vigas que podem ser constituídos de materiais como a madeira, metal, plástico ou papelão, e que se encaixam entre si. Eles são utilizados para movimentar, transportar e armazenar cargas.

Sem a ajuda dos pallets, determinados processos como o carregamento e o armazenamento de materiais seriam mais dificultados e cansativos, pois o produto, com a ajuda de empilhadeiras e máquinas paleteiras, realiza a movimentação de grandes cargas.

ONDE SÃO USADOS?

Geralmente utilizados em armazéns, supermercados, galpões de transportadoras e estoques em geral, os pallets promovem mais organização para estes locais, ajudando a poupar espaço, pois passa a verticalizar as mercadorias.

Setores como o farmacêutico, automotivo, alimentício e diversos outros são beneficiados, visto que a grande maioria dos ramos industriais e comerciais possuem suas mercadorias embaladas em sacos ou caixas que são perfeitamente acomodados nos pallets.

A paletização, termo utilizado para nomear a utilização dos palletes, promoveu a otimização dos processos de logística de transporte, armazenamento e estoque dos produtos, colaborando também na melhor organização dos armazéns e estoques de mercadorias e otimizando espaço dos locais.

PRODUÇÃO BRASILEIRA

Além dos pallets que possuem origem nos países externos e que são transportados com carregamentos variados até o Brasil, existe um modelo com padronização determinada que tem sua produção realizada aqui no país. Trata-se do pallet denominado PBR, criado e introduzido no mercado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em conjunto com outras organizações.

Este modelo tem o número de tábuas e tocos com quantidades e medidas padrões. Os pallets padrão PBR também costumam possuir algumas marcações que informam sobre qual o seu fabricante e qual o mês e ano de sua fabricação.

O pallet PBR foi criado a fim de promover mais versatilidade para o mercado, fazendo com que o produto pudesse atender de forma eficaz a maior quantidade possível de segmentos industriais que precisam utilizar os pallets em algum tipo de processo. Com as medidas devidamente padronizadas, a estrutura pode ser empilhada de forma fácil, o que facilita o carregamento dos produtos.

MATERIAIS DE PALLETS

Apesar do pallet de madeira ser o mais comum a ser encontrado, existem outros materiais de pallets disponíveis no mercado, que são os pallets de:

Plástico

Este material costuma ser o segundo mais popular pois, se comparado ao pallet de madeira, é mais leve e durável. Além disso, também é mais higiênico, não absorve umidade e sua limpeza é fácil. Como não precisam passar por tratamento contra pragas, costumam ser utilizados na exportação de cargas. Apesar de possuir um valor mais alto do que os outros, este material tem melhor custo benefício a longo prazo, pois possuem vida útil maior do que os outros materiais.

Metal

Este material é extremamente resistente e tem capacidade de suportar cargas pesadas. Geralmente é usado no transporte de materiais que possuem peso alto ou em ambientes que possuem características como altas temperaturas, pois é um material que não derrete e não queima.

Assim como o plástico, também possui um valor mais alto se comparado aos demais. No entanto, também se compara ao plástico devido sua durabilidade e por ser mais higiênico do que a madeira, por exemplo.

Papelão

O papelão é um material mais leve e que, portanto, não consegue suportar muito peso. Apesar disso, a sua leveza também favorece à exportação de produtos, pois não interfere no peso do frete e, portanto, em seu valor. Outros benefícios acerca do material é que ele não precisa passar por tratamento contra pragas e que podem ser reciclados, o que favorece o meio ambiente. Uma desvantagem existente refere-se ao fato de ser suscetível à umidade.

PALLETS NA DECORAÇÃO

Geralmente, após as empresas utilizarem os pallets, é comum que elas os descartem, visto que a devolução dos mesmos para o local de origem não costuma compensar financeiramente. É por isso que a quantidade destes produtos nos portos, por exemplo, costuma ser grande, pois são muito utilizados nas exportações feitas em containers.

E é aí que diversas ideias para reutilizá-los começaram a surgir, pois os pallets que seriam destinados ao descarte podem ter um destino diferente e útil em diversos ambientes residenciais e até comerciais.

Além de colaborar evitando o desmatamento e promover, portanto, a sustentabilidade, a reutilização do produto também colabora em reduzir os gastos relacionados à decoração dos ambientes. Os móveis de pallet são extremamente versáteis, podendo estar presentes em diferentes cômodos e ambientes, como salas, jardins, quartos, cozinhas e também em lojas e bares.

Ao criar, desde o início, um móvel do produto existe, ainda, a possibilidade de personalização. A criatividade é grande aliada no processo de criação de um móvel constituído pelo produto.

Quando você monta um rack de pallet, uma cabeceira, uma mesa de centro ou qualquer outro tipo de móvel, é possível escolher cada característica que ele possuirá, como a cor, os espaços para guardar itens, entre outras.

RACK DE PALLET

Um rack de pallet pode ser criado usando o produto com madeira crua, sem tratamento, ou pintada da cor de preferência. Como o móvel é criado desde o início, parte por parte, ele pode ser elaborado com a altura e o tamanho desejado, de forma com que fique bem encaixado no espaço disponível do cômodo.

Com ou sem rodinha, simples, com gavetas ou nichos, com painel ou sem painel, apoiado no chão ou pendurado na parede... existem muitos modelos e opções de rack de pallet que podem ser construídos. É possível, ainda, personalizar os espaços existentes em seu rack de pallet, de acordo com a necessidade do que será guardado neles, como livros, caixas, equipamentos eletrônicos, quadros e outros elementos.

Rack de pallet simples

Muitas pessoas preferem utilizar o pallet em sua forma original, sem pintá-lo ou desmontá-lo, o que cria um ambiente mais rústico. Os espaços do material tornam-se nichos para guardar itens variados.

É possível fazer o rack de pallet com um painel para a tv apoiado ou pendurado na parede, colocar pés de outro material e até mesmo embutir gavetas.

Rack de pallet colorido

Se o desejado é um ambiente mais moderno e diferenciado, uma ótima dica é escolher cores para pintar o pallet. Para isso, pegue o material, limpe, lixe e pinte da cor que melhor ficará no espaço em que será colocado. Assim como o rack de pallet simples, você também pode criar o modelo que quiser, utilizando diferentes tamanhos de pallets e criar diversos tipos de espaços para guardar objetos.

COMO MONTAR UM RACK DE PALLET?

Para montar um rack de pallet de madeira com estrutura mais simples são necessários quatro pallets e alguns equipamentos como pano para limpeza, lixa, pregos e parafusos, trena para medir e tinta ou verniz.

Primeiramente, deve-se limpar o material com um pano úmido, retirando toda a sujeira. Após isso, o indicado é lixar cada parte do pallet, a fim de retirar todas as farpas que podem existir. Isso garantirá que o resultado fique com melhor acabamento e também evitará possíveis problemas como machucados ao relar no móvel.

Caso seja necessário, você pode desmontar o material, podendo criar diferentes modelos de rack de pallet. É importante ter em mãos a medida disponível do ambiente em que será alocado o móvel, para que não existam complicações de tamanho e espaço do rack de pallet.

Se tiver desmontado os pallets, inicie a montagem do rack de pallet da forma que deseja. Duas opções para realizar essa atividade é pregar as partes com pregos ou com brocas e parafusos, o que garante mais resistência ao móvel.

Como se trata de um rack de pallet simples, posicione as duas placas maiores para servir de base e de topo do móvel. Para unir as duas placas maiores, use os outros pedaços disponíveis de forma vertical, fazendo uma espécie de quadro. Estes quadros servirão como nichos para colocar os itens que desejar.

Para que o rack fique bem firme, utilize todos os pedaços para reforçar a estrutura do móvel. Caso seja de sua preferência, você pode pintar o rack de pallet da cor que desejar ou apenas envernizá-lo, para uma aparência mais rústica.

OUTROS MÓVEIS DE PALLETS

Está enganado quem imagina que só é possível montar racks feitos de pallets. Vem sendo cada vez mais comum encontrar diferentes opções de mobílias constituídas do material, que se trata de uma opção econômica, resistente e criativa para mobiliar as residências.

É possível, além do rack de pallet, construir outros móveis como mesas, estantes, camas e painéis para colocar a televisão na sala. Alguns dos (diversos) móveis possíveis de serem feitos com o produto são:

  • Cama
  • Painel para tv
  • Jardins suspensos e hortas
  • Mesa de centro
  • Prateleiras, nichos e estantes

Saiba mais sobre estes e outros diversos móveis a seguir:

Cama

Pode-se utilizar o material como base da cama. O indicado é lixar e tratar antes de utilizá-lo. Após isso, basta medir o tamanho do colchão e posicionar os pallets para servirem de base para o colchão.

Uma boa opção é deixar sobrar alguns espaços laterais, ou seja, fazer a base maior do que o colchão em si. Isso permitirá que você guarde ou apoie objetos como almofadas, livros e outros itens.

Cabeceira

É possível construir diversos modelos de cabeceiras, desde mais simples até mais elaborados, com criado mudo e outras características. Para dar um ar mais sofisticado, o indicado é tratar o material e pintá-lo na cor branca. Caso o resultado que esteja buscando seja um visual mais moderno e divertido, pode-se utilizar a pintura de alguma cor alegre, como o amarelo, por exemplo.

Mesa de centro

Este é um exemplo de móvel que é mais comum de ser encontrado nas casas. Geralmente, para montar uma mesa de centro basta empilhar dois pallets e o resultado já é bom. No entanto, se o desejado é um visual mais elaborado, é possível pintá-la e anexar rodinhas nos pés da mesa, o que possibilita a movimentação da mesa pela sala ou outros cômodos. Além disso, outra ótima dica é colocar um tampo de vidro, o que também promove mais sofisticação para a mesa.

Sofá

Para montar um sofá o mais importante é definir qual será o tamanho que cabe no cômodo. Assim como a base para cama, o pallet também servirá de base para o sofá. Basta posicioná-los e colocar o estofado por cima. Para um resultado mais aconchegante, pode-se forrar o estofado com alguma cor lisa ou uma estampa de sua preferência. Além disso, adicionar algumas almofadas garantem maior sensação de conforto, tornando o sofá mais aconchegante.

Painel de televisão

Confeccionar um painel de televisão, assim como os outros móveis de pallet, não se trata de algo muito complicado. Basta definir o tamanho desejado e a quantidade de pallets necessária para que se tenha o resultado esperado. Costuma ser indicado tratar e envernizar ou pintar o pallet para ter um visual ainda mais bonito e, após o material estar seco, fixá-lo na parede.

Prateleiras, nichos e estantes

Use os pallets à favor da organização montando estantes e prateleiras para os mais diversos cômodos. Para isso, basta fixá-los nas paredes e anexar tábuas para que seja possível guardar e expor objetos como livros, decorações variadas e quadrinhos de frases inspiradoras.

Para ter um visual mais moderno no cômodo em que vai montar sua prateleira ou estante, é possível fazer a combinação de diferentes tamanhos de pallets, o que permitirá que sejam guardados itens de diferentes dimensões.

Mesa de jantar

Assim como a mesa de centro, a mesa de jantar também não é um móvel difícil de ser montado. Para isso, trate o pallet, adicione pés nas extremidades e um tampo de vidro para completar. Se o ambiente possuir um ar mais moderno, é possível optar por pés feitos de materiais diferentes, como o ferro, por exemplo. Para completar a decoração, adicione cadeiras de materiais alternativos e crie um ambiente totalmente diferenciado.

Horta e jardim suspenso

É possível utilizar os pallets para montar um jardim suspenso ou uma mini horta, seja em casa ou na varanda do apartamento. Para isso, deve-se tratar e impermeabilizar o pallet e decidir se o seu uso será realizado de forma vertical ou horizontal. O pallet servirá de base para que sejam plantadas as plantas que você quiser.

Banquetas

É possível montar banquetas para a cozinha ou outros cômodos utilizando o material. Para montar uma banqueta, deve-se desmontar o pallet e montar de acordo com o modelo de banqueta desejado. Esse móvel garante charme e toque rústico para a decoração dos ambientes.

Guarda roupas

Se está de mudança e não quer gastar com guarda roupa, o pallet também é uma ótima opção. Além de gastar pouco, o fato de poder montar o móvel de acordo com as divisórias que lhe serão necessárias também é um ponto importante, pois é possível montar o móvel com espaços para sapatos, cabideiro para pendurar roupas e prateleiras diversas.




Regiões onde a Pallets de Madeira atende Rack de Pallets:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Pallets de Madeira atende Rack de Pallets:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe