Pallets Usados

SAIBA MAIS SOBRE OS PALLETS E COMO UTILIZÁ-LOS NA DECORAÇÃO DO LAR

O pallet é um estrado que pode ser composto de materiais como a madeira (mais comum), plástico e metal. É utilizado na movimentação de cargas em grandes quantidades ou cargas de grandes tamanhos.

Eles ajudam, através do uso de máquinas do tipo empilhadeiras, a diminuir o trabalho de empilhar as mercadorias, além de facilitar a estocagem delas, fazendo com os produtos fiquem devidamente organizados e o tamanho do estoque seja otimizado, visto que existe melhor aproveitamento vertical do local de armazenamento.

PRATICIDADE DOS PALLETS

Sem a colaboração dos pallets, os processos de carregamento e armazenamento de grandes volumes de caixas de uma só vez seriam mais cansativos e difíceis. A ajuda desse produto é importante para que a logística de ambientes como mercados, armazéns e outros estabelecimentos funcionem da melhor forma.

Os pallets representam parte importante do sistema de movimentação de cargas e, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, eles não fazem parte apenas do transporte delas, mas também a protegem e otimizam os espaços disponíveis para estoque dos produtos.

De forma resumida, alguma das funções promovidas pelos pallets são:

  • Agilidade para estocar os produtos e movimentar as cargas
  • Reduz acidentes pessoais
  • Reduz danos dos produtos
  • Reduz o número de operações de movimentações dos produtos
  • Estoque uniformizado
  • Reduz gastos relativos ao funcionário/hora

TIPOS DE PALLETS

Os pallets podem ser feitos de diversos materiais. Entre os diversos tipos que existem, estão:

Pallets PBR

Trata-se do modelo mais comum e possui medidas padrões que são 1,20m por 1,0m. Os pallets PBR foram criados pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e é utilizado para transporte e estoque de produtos variados. Também possuem o número de suas peças (tábuas superiores, inferiores, intermediárias e tocos) com medidas e quantidades padrão, e geralmente possuem marcações indicando o seu fabricante, mês e ano que fora fabricado.

O material mais utilizado para este tipo de pallet é a madeira, mas ele também pode ser fabricado de outros materiais.

Como seu tamanho é padrão, o pallet PBR pode ser facilmente empilhado, o que facilita seu carregamento. Além disso, sua estrutura costuma ser reforçada, o que faz com que sua durabilidade seja bem maior se comparada às demais.

Pallets para exportação

Este tipo pode ser construído em diferentes tamanhos e modelos, dependendo da necessidade existente da carga. Eles costumam transportar cargas marítimas, aéreas ou terrestres.

Para transportarem os produtos, passam por um tratamento que visa eliminar possíveis organismos vivos que estejam nas madeiras, impedindo o desenvolvimento ou disseminação de doenças ou pragas vegetais nos países onde a carga está sendo enviada. Este processo é realizado em locais que possuem altas temperaturas e que funcionam como estufas. Os pallets são expostos por um tempo determinado e as possíveis pragas e doenças existentes são eliminadas.

Pallets para movimentação

Este tipo é criado apenas para armazenar mercadorias e fazer com que a movimentação das cargas utilizando paleteiras seja facilitada. Para que suportem os pesos e sejam devidamente empilhados nos estoque, é necessário que eles sejam reforçados. Como não costumam sofrer impactos de viagens e transportes longos, costumam ter boa durabilidade.

Pallets descartáveis (One Way)

Como costumam ser enviados e não retornam para quem o enviou, este modelo possui, obrigatoriamente, baixo custo de fabricação. Geralmente são confeccionados em madeira pinus e com tamanhos de acordo com as cargas que irão proteger e movimentar.

Os pallets ajudam a evitar acidentes que possam vir a acontecer durante os trajetos e armazenamento dos produtos, além de colaborar na diminuição do frete das cargas, pois otimiza espaço. Apesar desse modelo não ser reutilizado nas indústrias, de uns anos para cá ele vem ganhando espaço em projetos de decoração e mobília de residências, que passaram a utilizam peças de pallet usado em ambientes variados.

MATERIAIS DISPONÍVEIS

Apesar do material mais comum deste tipo de produto ser a madeira, existem outras opções de materiais disponíveis, como o plástico, metal e papelão. Saiba mais sobre cada tipo a seguir:

Madeira

É considerado o material favorito para produzir este tipo de produto, visto que a madeira é um material relativamente barato e de fácil disponibilidade. Outro ponto positivo dos pallets deste material é que são de fácil montagem.

Para que sejam transportados para outros países, os pallets de madeira passam por tratamentos que afastam a possibilidade da existência de pragas. Após serem tratados, eles são identificados com certificado que atestam as boas condições.

Papelão

Este tipo costuma ser utilizado para exportar produtos devido sua leveza, capacidade de reciclagem e do tratamento contra pragas não ser necessário. Em contrapartida à isso, esses pallets possuem como desvantagem o fato de serem suscetíveis à umidade e não suportarem muito peso.

Plástico

Depois da madeira, este costuma ser o outro material mais popular na fabricação deste tipo de produto. São mais duráveis e leves, se comparados aos de madeira. Costumam ter peso, forma e tamanho mais uniformes, além de ser mais higiênico, pois sua limpeza é facilmente realizada e ele não absorve umidade. Os pallets de plástico também não precisam passar pelo tratamento contra pragas, o que facilita seu uso para exportar cargas.

A desvantagem acerca deste produto refere-se à seu valor, que costuma ser maior. Por esse motivo que, quando são utilizados nas empresas, existem planos para reutilizá-los.

Metal

O pallet de metal suporta cargas mais pesadas, devido sua resistência, e são extremamente difíceis de serem quebrados. A escolha do produto feito desse material também costuma levar em conta o meio ambiente, evitando o uso de madeiras, mesmo que sejam derivadas de reflorestamento.

Assim como o plástico, o metal também possui valor mais alto se comparado aos outros materiais, mas também dura por mais tempo e é mais higiênico do que a madeira. Se uso costuma ser feito no transporte e armazenamento de cargas com pesos maiores ou em ambientes que estão expostos à altas temperaturas, pois não derrete e nem queima.

PALLET USADO NA DECORAÇÃO

Saindo do seu principal uso, que é o transporte e armazenamento de cargas variadas, o pallet usado vem sendo reutilizado para fazer parte de cômodos variados das residências.

A sustentabilidade, bem como a reutilização de materiais, são assuntos que vêm conquistando cada vez mais espaço em diversas áreas e na decoração não seria diferente. A busca pelo consumo mais consciente se torna, a cada dia, algo mais comuns entre as pessoas.

Os móveis e as decorações com pallet usado fazem com que seja possível renovar os ambientes da casa de forma moderna e sustentável, aliando economia com personalização, já que cada pessoa pode criar seus móveis de acordo com seu próprio gosto.

Os móveis de pallet usado podem fazer parte de ambientes variados, indo desde o quarto, até as salas, varandas e jardins. A infinidade de opções que são possíveis montar com pallet usado é grande, sendo possível reutilizá-los para montar bancos, jardins suspensos, sofás, mesas de centro, base para camas, entre outros itens.

VANTAGENS DE UTILIZAR PALLET USADO

Além de colaborar na reutilização de um produto que, dependendo da empresa e de seu uso principal, será descartado, sem possuir mais utilidade, uma das principais vantagens em escolher utilizar pallet usado para criar os móveis do seu lar ou outras decorações variadas refere-se ao baixo custo que as peças possuem.

MÓVEIS COM PALLET USADO

É possível renovar vários móveis residenciais utilizando pallet usado e o resultado visual costuma ser muito bonito. Existem diversos tutoriais na internet que ensinam como reutilizar pallet usado na montagem de lindos móveis para a casa.

As opções de móveis criados com pallet usado são diversas e algo que deve ser levado em conta é a criatividade da pessoa que os monta, pois isso influencia no resultado final criado. Confira a seguir algumas das opções e dicas para ter seus móveis residenciais feitos com este tipo de produto:

Mesa de centro

Geralmente compostas por uma peça inteira de pallet usado ou duas empilhadas uma sobre a outra, a mesa de centro pode ser pintada para combinar melhor com a decoração. Além disso, é comum ver mesas feitas com pallet usado com tampo de vidro, o que passa mais sofisticação para o móvel.

É possível, ainda, anexar rodinhas nos pés dos pallets, o que permite a movimentação da mesa entre os cômodos, caso exista necessidade.

Sofás

É possível montar o seu sofá de acordo com as medidas que deseja. Para ficar aconchegante, indica-se forrar o estofado que irá por cima da montagem realizada com os pallets com a cor ou estampa que preferir. Adicionar almofadas na decoração do sofá complementam o resultado e dão mais sensação de conforto para quem utilizar o móvel.

Cama

As camas de pallet usado dão um ar rústico e aconchegante no quarto, já que geralmente são utilizados pallets de madeira em sua cor natural. É claro que, caso seja do seu desejo, é possível tratar a madeira e pintá-la da cor que quiser.

Para montar uma cama de pallet usado basta definir o tamanho do colchão que será utilizado e posicionar os pallets devidamente lixados e tratados para servirem de base para sua cama. Algumas pessoas optam, ainda, por deixar alguns espaços laterais "sobrando" que podem ser utilizados para apoiar objetos como livros e outros itens.

Jardins suspensos

O pallet usado também é aliado na decisão de montar sua própria mini horta. Seja em casa ou na varanda do apartamento, é possível utilizá-lo verticalmente ou horizontalmente como base para plantar ervas aromáticas e outras plantas que desejar.

Caso seja utilizado para esse fim, é indicado realizar uma impermeabilização do pallet usado, caso seu material seja a madeira.

Estantes e prateleiras

O pallet usado é uma ótima alternativa para organizar ambientes. É possível fixa-los nas paredes e anexar tábuas à eles, fazendo com que seja possível armazenar objetos variados.

Dependendo do que for ser guardado e da proposta do cômodo, misturar diferentes tamanhos de pallets pode resultar em um móvel moderno e com possibilidade de acomodar diferentes tamanhos e tipos de objetos.

Mesa de jantar

Assim como a mesa de centro, montar uma mesa de jantar não possui muitas complicações. É possível ter uma linda mesa de jantar feita inteiramente de pallet usado e tampo de vidro, ou optar por colocar pés de materiais diferentes, como o ferro, nela.

Utilizar tampo de vidro acima dos pallets é de extrema necessidade, visto que ali serão apoiados itens como copos, pratos, talheres e outros objetos relativos ao momento das refeições.

Para ter uma decoração moderna e diferenciada, você pode escolher cadeiras de materiais diferenciados como aço cromado ou cadeiras de acrílico e coloridas.

Placas decorativas

Além dos móveis, é possível criar uma grande diversidade de placa para decorar os ambientes de sua casa. Para isso, basta escolher um tamanho para cortar o pallet usado e definir se deseja a placa na cor natural, pintada ou envernizada. Você pode utilizar moldes de letras para escrever frases inspiradoras e colocar detalhes como pequenos ganchos para pendurar chaves, por exemplo.

CUIDADOS NO REAPROVEITAMENTO

Para reutilizar um pallet usado é indicado que algumas precauções sejam tomadas, como:

Saber a procedência do produto

Caso tenha sido utilizado para transportar agrotóxicos ou outros tipos de produtos que apresentem algum tipo de adversidade à saúde, indica-se evitar seu uso, especialmente para áreas como quartos ou para estocar alimentos, visto que pode gerar intoxicações ou outros tipos de adversidades.

Verifique as marcações do pallet usado

Como a grande maioria dos pallets passam por tratamentos para evitar a proliferação de insetos, é importante observar se o pallet usado possui algum tipo de marcação indicando se ele passou por algum tipo de tratamento.

As marcações ou carimbos comuns são: "HT", sigla em inglês para "heat treatment", que significa tratamento térmico, e "MB", sigla também em inglês para "methyl bromide", que significa "brometo de metila", pesticida poderoso.

Impermeabilizar e tratar

Caso o pallet usado seja de madeira, é importante realizar a impermeabilização dele, pois este material absorve umidade e pode, até mesmo, empenar ou apodrecer.

Além disso, como a madeira mais utilizada em pallets é a pinus ou de eucalipto, deve-se lixar e tratar contra possíveis pragas que possam desenvolver-se no material.




Regiões onde a Pallets de Madeira atende Pallets Usados:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Pallets de Madeira atende Pallets Usados:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe