Pallet de Plástico

PALLET DE PLÁSTICO: SAIBA MAIS SOBRE O PRODUTO E SUAS UTILIDADES

Aprimorar e otimizar atividades corriqueiras que se referem à logística de processos, sejam eles quais forem, é uma busca constante nas empresas, comércios e indústrias.

Palletes são bons exemplos de produtos criados para facilitar o deslocamento e o armazenamento de produtos em estoques e galpões. Eles colaboram para que as mercadorias fiquem organizadas e otimizam espaço disponível pois, com a ajuda das empilhadeiras, posicionam as caixas dos produtos.

Além de serem utilizados para armazenagem de cargas, também ajudam nos carregamentos de caminhões e containers, facilitando na movimentação dos produtos e também na emissão de documentação do que está sendo carregado, pois as notas fiscais dos produtos devem conter a quantidade e valor das cargas.

A utilização deste produto nas indústrias é constante e ampla. Ele pode ser encontrado nos mais diversos setores: alimentício, têxtil, químico, farmacêutico, eletrônico, automotivo, redes de supermercados, entre outros. Seu uso contínuo e existente em diversas áreas pode ser explicado devido ao fato de praticamente todos os ramos possuírem seus produtos embalados em caixas e sacos que acomodam-se de forma ideal nos pallets.

Desde que foram inseridos nesta área do mercado, a paletização (termo que denomina a implantação dos palletes) passou por evoluções referentes aos tipos e materiais disponíveis, buscando otimizar os processos de armazenagem e transporte das mercadorias. O pallet de plástico trata-se de um dos modelos mais modernos deste tipo de produto.

ARMAZENAMENTO COM PALLET

A paletização colabora diretamente para a maior organização dos estoques. Utilizando-os, é possível organizar e empilhar os produtos com a ajuda de máquinas tipo paleteiras ou empilhadeiras. Essa ação é conhecida como "verticalização" e é a maior característica do método de paletização.

Alguns dos benefícios promovidos pelo método de armazenamento são:

  • Auxílio no controle de processos
  • Assegura a boa qualidade e integridade das cargas
  • Otimiza o espaço do estoque
  • Facilita a movimentação entre os corredores do estoque
  • Reduz determinados custos de operações e processos

Para realizar a verticalização do estoque utilizando a paletização, é importante que o responsável prepare o local com estruturas resistentes que sejam compatíveis ao tipo de carga e produto que armazenará. Esse cuidado evita possíveis adversidades futuras e também permitirá que o estoque possua máxima organização e praticidade.

MODELOS VARIADOS

Existem diversos modelos de pallet de plástico, visto que eles podem ser encomendados pelas fábricas que o produzem de acordo com a necessidade do cliente. Os modelos costumam diferenciar-se pelas opções de materiais, dimensões, peso, carga estática, carga dinâmica e cores.

Algumas das opções de tipos de plásticos que podem constituir um pallet de plástico são o polietileno, o polietileno de alta densidade e o polipropileno.

Existem opções que têm sistema de empilhamento funcional que, quando estão vazios, podem ser encaixados uns nos outros, o que faz com que o espaço utilizado no galpão ou estoque seja reduzido. Outra opção comum no mercado são os que possuem a superfície vazada. Este modelo costuma ter um ótimo custo-benefício.

Para que o modelo ideal seja escolhido, a indicação é analisar alguns fatores importantes, como o tipo de carga que será transportada e armazenada. Os tipos de carga existentes são cargas estáticas e dinâmicas. A capacidade de carga estática é quanto de peso o pallet de plástico consegue suportar enquanto está parado, ou seja, está apoiado no solo, sem ser transportado ou movimentado com a empilhadeira, por exemplo.

A capacidade de carga dinâmica, por sua vez, refere-se a quanto peso o pallet suporta enquanto está em movimento, ou seja, quando está sendo carregado por máquinas como a empilhadeira ou a paleteira.

VANTAGENS DO MATERIAL

O pallet de plástico é o segundo tipo mais comum, ficando atrás apenas do pallet de madeira. Apesar de seu valor geralmente ser um pouco maior do que o de madeira, ele possui diversas vantagens que fazem com que seu uso seja até 75% mais econômico a longo prazo.

Os pallets de madeira, apesar de serem os mais utilizados, costumam gerar mais gastos relacionados à manutenção, pois precisam passar por tratamentos contra bactérias e pragas, se degradam mais facilmente, têm mais peso, possui pregos e pode soltar lascas, o que pode causar ferimentos.

O pallet de plástico tem tempo de vida útil de mais de dez anos, dependendo do uso. Além disso, são mais leves e muito resistentes. Outras vantagens do pallet de plástico são:

  • Mais durabilidade e resistência
  • Mais higiênico, pois não absorve umidade e sua limpeza é extremamente fácil
  • Fácil deslocamento e manuseio devido seu baixo peso
  • Não necessita de tratamentos específicos contra pragas
  • Manutenção simples
  • Possuem proteção antimicrobiana
  • Atóxicos

Saiba mais sobre algumas das vantagens de forma detalhada a seguir:

Durabilidade e resistência

Dependendo da forma em que for utilizado, pode durar mais de dez anos. O produto tem durabilidade e resistência a agentes externos como umidade, raios UV e mudanças climáticas bruscas.

Como todos os pallets são fabricados com base em um mesmo molde, eles não apresentam variações de peso, o que também os difere dos de madeira que, devido o material, possuem peso inconstante. Quando um pallet de madeira é exposto à chuva, por exemplo, seu peso aumenta.

Fácil deslocamento e manuseio

O pallet de plástico é leve (cerca de 70% mais leve do que o de madeira, por exemplo), o que facilita processos de deslocamento e manuseio.

Quando está carregado com os produtos que deve armazenar ou transportar, isso é uma vantagem considerável, pois seu peso não altera de forma brusca o peso da carga. Esta característica é importante, sobretudo, em situações em que a carga deve ser transportada para países externos, pois isso não afetará no aumento do valor do frete.

Higiênico, inodor e atóxico

Além de ser mais higiênico, o pallet de plástico não possui cheiro, característica importante para que a qualidade da bebida ou da comida se mantenha fresca e sem nenhum tipo de alterações. Outros segmentos que costumam utilizar o pallet de plástico são é a área farmacêutica, de produtos laboratoriais, indústria alimentícia e cozinhas industriais.

Não necessita de tratamento

Como é fabricado com proteção antimicrobiana, impede que fungos, bactérias e outros microorganismos indesejados se proliferem.

Este importante fator foi reconhecido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que decretou que locais que necessitam estocar produtos alimentícios devem realizar a estocagem apenas com a utilização de pallet de plástico.

BENEFÍCIOS AMBIENTAIS

O pallet de plástico também possui benefícios ambientais, visto que possui tempo de vida útil mais longo e é 100% reciclável.

Como não tem sua produção baseada em recurso natural, como a madeira, por exemplo, não faz com que seja necessário o corte de árvores ou o reflorestamento para que um novo processo produtivo seja iniciado.

O plástico é um material sintético, ou seja, é criado pelo próprio homem. Apesar de ser constituído por petróleo, que é um componente fóssil e com prazo de validade, o plástico pode ser reciclado por diversas vezes. Ou seja, um palete que foi utilizado por diversos anos pode, facilmente, originar novos paletes.

O processo de fabricação deste tipo de pallet de plástico causa menos impacto no meio ambiente, visto que, para produzir cerca de cinco pallets, são retirados do meio ambiente aproximadamente 135kg de resíduos plásticos. O descarte pode ser feito em projetos de reciclagem que transformam resíduos em novos produtos, com qualidade e valor reduzido.

PALLETS DE PLÁSTICO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

O ramo farmacêutico possui diversas regulamentações que são obrigatórias e fiscalizadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), afinal, trata-se de uma área que demanda extremo cuidado em relação ao manuseio, armazenamento e transporte dos medicamentos.

A utilização de pallets de plastico neste ramo se dá pelo fato do material, além de cumprir determinadas exigências sanitárias, possuem benefícios variados como a não absorção de umidade, não oxidar, ter estrutura leve e higienização facilitada, o que favorece de forma significativa o seu uso na indústria farmacêutica.

PALLETS DE PLÁSTICO NO RAMO ALIMENTÍCIO

Assim como na indústria farmacêutica, a ANVISA também regulamenta e exige determinados aspectos para que as empresas relacionadas ao transporte, manipulação e estoque de alimentos estejam aptas a realizar tais funções.

É de extrema importância que os alimentos estejam protegidos de possibilidades de contaminações ou da proliferação de microorganismos indesejáveis. Por isso, o estoque onde são armazenados deve ser devidamente limpo e os alimentos devem ser mantidos em grupo com a ajuda dos pallets. Recomenda-se, ainda, o uso de estrados para que não exista contato as mercadorias com o chão.

O uso do pallet de plástico, além de ser recomendado na legislação, possui diversas argumentações que se referem às suas diversas vantagens como a fácil limpeza, atoxicidade, leveza, e a não absorção de umidade, por exemplo.

CUIDADOS COM O PALLET DE PLÁSTICO

Para que o produto tenha sua duração máxima em bom estado, alguns cuidados básicos são indicados, como limpar antes de utilizá-los, prestando atenção nos cantos de encaixe, principalmente. Isso evita o acúmulo de água nesses locais e também possíveis resquícios das cargas que ali foram armazenadas ou transportadas.

Outro cuidado se refere ao transporte de pallet de plástico. É importante observar se, durante o trajeto, eles não estão sendo arrastados. Rampas e desníveis ao longo do caminho, por exemplo, podem fazer com que a estrutura do pallet seja danificada. Além disso, o cuidado com o transporte também é importante em relação à carga que está sendo movimentada. Caso não tenha cuidado, pode ocorrer perda de produtos.

Outra medida importante é tomar cuidado com o peso que o pallet suporta. Apesar de aguentar grandes pesos, é importante atentar-se à quantidade de carga que irá ser colocada no pallet.

QUAL A DIFERENÇA EM PALLET E ESTRADO?

Devida a aparência próxima, podem ocorrer confusões na hora de diferenciar um pallet de plástico para um estrado.

O pallet de plástico é utilizado para transportar, armazenar e empilhar cargas.

Os estrados de plástico costumam ser utilizados em locais que possuem grandes circulações de pessoas e que têm necessidade o não contato com o solo, como vestiários de academias e clubes, saunas e clínicas veterinárias, por exemplo. O estrado protege o local contra escorregamentos geralmente ligados à umidade e frio, e também protege que microorganismos como fungos e bactérias se proliferem.

O transporte e manuseio dos dois também são diferentes. O estrado é mais facilmente transportado e manuseado, enquanto o pallet necessita de máquinas do tipo empilhadeiras para ser transportado.

OUTROS MATERIAIS DE PALLETS

Além do plástico, existem outros tipos de materiais que podem constituir um pallet. O mais tradicional costuma ser o de madeira que, por ser o mais clássico, serviu de base para que o pallet de plástico e metal surgissem. Saiba mais sobre os outros materiais a seguir:

Madeira

Os pallets de madeira podem ser vistos em diversos locais, desde armazéns, estoques e até na decoração de casas e apartamentos. Como a madeira é um material relativamente econômico e de disponibilidade mais facilitada, este tipo de pallet é o mais comum. É necessário que ele passe por um tratamento contra contaminação de microorganismos indesejados, pragas e doenças em geral. Após passarem por este tratamento, são certificados que possuem boas condições. Essa certificação, geralmente, é sinalizada com uma marcação ou carimbo no pallet.

Papelão

Este tipo de pallet é mais usado na exportação, pois trata-se de um material extremamente leve. Outros benefícios estão acerca de sua capacidade de reciclagem e de não ser necessário tratá-lo contra microorganismos indesejados.

Deve-se levar em conta, no entanto, que o produto de papelão não possui resistência a umidade e também não suporta grandes quantidades de peso.

Metal

Este tipo de material é mais utilizado em situações em que exista a necessidade de mais resistência e, por isso, seu uso costuma ser menos frequente se comparado ao de plastico ou o de madeira. No entanto, como apresenta grande capacidade de carga e de resistência, este produto está se tornando cada vez mais popular nas empresas que precisam de produtos que atendam estes tipos de características.

Pallets deste material podem ser constituídos de ferro, mas o mais recomendável é que ele seja feito de uma liga de aço que, além de ser praticamente protegido contra ferrugens, também apresenta uma boa durabilidade.




Regiões onde a Pallets de Madeira atende Pallet de Plástico:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Pallets de Madeira atende Pallet de Plástico:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe